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Actividades de Autocontrolo / HACCP

            
Serviço padronizado de Implementação de Actividades de Autocontrolo e Princípios de HACCP em conformidade com o Regulamento CE 852/04 de 29-4, que obriga os operadores das empresas do sector alimentar a identificar todas as fases da sua actividade e a assegurar que todas as fases da produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios, sob o seu controlo, satisfaçam os requisitos pertinentes em matéria de higiene estabelecidos neste regulamento.

O Regulamento CE 852/04 de 29-4, estabelece que os operadores do sector alimentar devem implementar um sistema de segurança alimentar, baseado nos princípios do HACCP, em todo o circuito de produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios.

Para o efeito os operadores devem adoptar um sistema de segurança que considere:

1. Identificação de qualquer perigo que importa evitar, eliminar ou reduzir a um nível aceitável;

2. Identificação dos pontos críticos a nível dos quais é indispensável um controlo;

3. Definição de limites críticos para além dos quais é necessária uma intervenção;

4. Criação e aplicação de procedimentos eficazes de controlo dos pontos críticos;

5. Estabelecimento de acções de correcção quando o controlo revelar que um ponto crítico não estiver a ser dominado;

6. Criação de procedimentos de auto-controlo para verificar a eficácia das medidas tomadas;

7. Criação de registos destinados a provar a eficácia destas medidas e a facilitar os controlos oficiais por parte da autoridade competente;

8. Guias de boas práticas e guias para a aplicação do sistema HACCP.

Em conformidade com este diploma a HISA®criou um serviço padronizado de implementação de actividades de Autocontrolo/HACCP, destinado a pequenas e médias empresas das áreas da Restauração e bebidas, do Comércio e da Industria alimentar.

Serviço que prevê a implementação de actividades de planeamento de operações, dossier de controlo e registos operacionais, suportes analíticos e de avaliação, procedimentos de vigilância e correcção, documentação de boas práticas, formação contínua e controlo de pragas

Serviço que prevê a realização de inspecções/auditorias, relatórios de deficiências, medidas de melhoria, divulgação da legislação em vigor, distribuição de impressos padronizados, Boletim Informativo e serviço de apoio.

Para melhor informação e esclarecimentos, os interessados devem contactar os serviços através dos telefones: 289 827 688 – 212 316 157 – E-mail: hisa@hisa.pt / montijo@hisa.pt / acores@hisa.pt – Telm.: 966355362 / 966486337 / 962 043 688 / 961 563 727 (Açores), ou requisitar deslocação de um técnico, sem compromisso ou custos adicionais, para apresentação dos serviços HISA®

                                                          

 


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