IMPOSTOS ESPECIAIS DE CONSUMO
Bebidas com teor de Aš˙car

IMPOSTOS ESPECIAIS DE CONSUMO

Bebidas com teor de Açúcar

 

O imposto sobre o açúcar utilizado em bebidas não alcoólicas e nas bebidas com teor alcoólico entre 0,5% e 1,2%, previsto no Orçamento do Estado 2017, entrou em vigor a 01.02.2017.

 

As bebidas não alcoólicas contabilizadas como inventário à data da entrada em vigor consideram-se produzidas, importadas ou adquiridas nessa data.

 

Os comercializadores de bebidas não alcoólicas que a 1 de fevereiro detenham no seu estabelecimento esses produtos, devem contabilizar e comunicar à AT as respetivas quantidades, dispondo até 31 de março para a sua comercialização a consumidores finais, findo o qual o imposto se torna exigível.

 

Assim, consideram-se: “comercializadores os que efetuem vendas diretas a consumidores finais”, aqueles que exclusiva ou predominantemente efetuam vendas a consumidores finais.

 

Caso o escoamento de stock destas bebidas não seja concluído até 31 de março, o comercializador deve, até 15 de abril, contabilizar e declarar à EAC as quantidades do stock não vendidas, discriminando por tipo de produto e taxa aplicável. O comercializador está dispensado da obrigação declarativa caso o montante do imposto, auto apurado, se verificar inferior a € 10.

 

Para melhores esclarecimentos, contacte os nossos serviços.

Data: 02-Fev-2017
Link: http://www.hisa.pt/index.php?artigo=238
desenvolvido por Tiago Caetano
tiago@tiago.us